Adeus ao Peugeot 206



Toda montadora de veículos tem em sua história um modelo emblemático. Aquele que, por alguma característica específica, marcou uma época. Para a Peugeot do Brasil, o compacto 206 é esse carro. Deixará saudade.



É bem verdade que a linha compacta, produzida por aqui nas configurações hatch e perua, ainda terá muitos anos de vida sob a 'casca' inspirada no atual 207 francês. E com duas configurações inéditas em relação ao antecessor: o sedã compacto Passion, lançado em 2008, e a picape 207, que chega ao mercado brasileiro no início de 2010.

Nas vendas, porém, dificilmente o 207 brasileiro, feito sobre a mesma plataforma do 206, ou mesmo o 207 europeu de nova geração, conseguirão repetir o sucesso do predecessor. Desde 1998, quando foi lançado oficialmente na França, o hatch compacto somou nada menos que 6.552.030 unidades emplacadas no mundo. Número que faz do carrinho, que inaugurou o estilo 'olhar felino', um dos mais vendidos da história da marca francesa. No Brasil, o 206 também marcou época. Em pouco mais de dez anos, o modelo somou expressivas 348.568 unidades comercializadas até semanas atrás, em meados de novembro, quando deixou de ser fabricado no País.

O modelo teve quatro versões: hatchback de 2 ou 4 portas, station wagon (abaixo), conversível (CC) e sedan (existente apenas no Irã e vendido aqui reestilizado como 207 Passion).

Comentários