Dodge Viper sai de linha


Depois de uma longa apresentação, os executivos do Grupo Chrysler abriram hoje todos os planos da companhia nos próximos cinco anos. Entre eles está o encerramento da produção de um dos mais exóticos e lendários esportivos da história: o Dodge Viper.

Lançado em 1992, o carro será substituído por outro em 2012, mas vai deixar de ser produzido em meados do ano que vem. Famoso por ter assumir o lugar de outra lenda do automobilismo norte-americano, o AC Cobra, o Viper sempre chamou a atenção pela mania de grandeza. Uma delas é o motor V10, cuja cilindrada foi aumentando ao longo dos anos, que começou com 8.0 litros e chegou a 8.4 litros e 608 cavalos.

Além do fim do Viper, a Dodge vai assumir uma linha mais sofisticada, abrindo espaço para a marca de picapes Ram a lançar modelos como um enorme modelo, carga pesada, de 18 rodas. Dentro desse contexto, a Fiat vai entrar com tecnologia, plataformas, conjuntos mecânicos, o que deixará os novos modelos da Chysler com alma de Fiat, mas a aparência que os norte-americanos estão mais acostumados a ver. Novos sedãs, hatches e minivans com motores da marca italiana serão lançados até 2014. A corrida contra o tempo está apenas começando.

Comentários